quarta-feira, fevereiro 26, 2014

Pesquisa aponta como as redes sociais podem auxiliar as empresas nos negócios


O uso frequente das redes sociais tem mudado não só a forma das empresas de se comunicarem (seja com seus clientes, fornecedores ou funcionários), como também processos estratégicos de mercado e construção de marcas. É o que aponta uma pesquisa da Education First, realizada junto a 1.023 profissionais da área de negócios em dez países, incluindo o Brasil. Entre os respondentes:

-44% mencionaram um aumento da consciência do público sobre os produtos e marcas da empresa onde trabalham devido às redes sociais;

-40% disseram que elas ajudam a estabelecer uma imagem de empresa moderna;

-40% dos entrevistados afirmaram que o relacionamento com os clientes e fornecedores  é favorecido pelas redes;

-33% disseram ainda que a ferramenta digital tem um papel fundamental na promoção da marca e dos produtos de suas organizações;

-32% afirmaram que as redes ajudam a gerar prospecto de vendas e 27% afirmaram que elas reúnem opiniões de clientes e ajudam a entender o que eles querem. Já para 16% deles, as redes sociais podem ser um bom recurso de treinamento;

-24% dos entrevistados disseram que a importância das redes para a comunicação organizacional é vital. Outros 35% a consideram bastante importante e 17% de alguma importância. Por outro lado, 24% acham que é pouco ou nada importante.

Em relação ao futuro:

-83% dos entrevistados consideram que as redes sociais terão muita ou alguma importância dentro dos próximos três anos. Como consequência, a comunicação nos negócios sofrerá mudanças significativas devido a elas.

-O uso do e-mail, por exemplo, que ocorre em quantidade significativa em 77% das empresas atualmente, só deve ter a mesma relevância em 64% delas nos próximos anos.

-A quantidade de companhias que usam bastante o telefone também deve cair de 69% para 50% no mesmo período. A parcela de empresas que frequentemente realizam reuniões pessoas também deve diminuir de 65% para 47%.

-Em contrapartida, a fatia de organizações que fazem videoconferências em quantidade significativa, que hoje é de 48%, crescerá para 66%. A mesma coisa acontecerá com o uso das redes sociais no geral, que subirá de 40% das empresas para 60%.

Fonte: Exame
Imagem: Reprodução

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