sexta-feira, agosto 17, 2012

A importância do blog para as empresas



Sabemos que as mídias sociais são uma importante ferramenta de marketing para as empresas e o Blog é essencial no processo de relacionamento com o consumidor.

Primeiro vamos entender o que é um Blog. Como um web site, o Blog (contração do termo inglês Web Log) pode conter as principais informações da empresa, contato, serviços e produtos oferecidos, no entanto a sua estrutura permite a atualização rápida e periódica de conteúdo, que é o principal objetivo. Já tratamos aqui sobre a importância da divulgação de conteúdo na web para as empresas e o blog é essencial neste processo.

A intenção é criar um canal de interação e relacionamento com o consumidor, seja através de notícias, curiosidades, dicas ou informações sobre produtos e serviços da empresa.

Uma pesquisa da Hubspot mostra que sites de empresas que têm blog possuem 55% mais acessos que as que não têm, são 97% mais linkados e possuem nada menos que 434% mais páginas indexadas nos sites de buscas.

Mais que um mero botão de “notícias” escondido na barra de navegação do seu site, o blog evidencia um serviço que pode ir muito além.
Se você tem uma loja de roupas masculinas, pode criar um blog com dicas de como se vestir apropriadamente e informar sobre as tendência da moda. Tem uma farmácia? Então escreva sobre como cuidar da saúde, administrar os remédios e os perigos da automedicação, um restaurante pode publicar receitas, dicas sobre culinária e manter os clientes informados sobre a agenda, até mesmo o segmento B2B tem a ganhar com os blogs (leia nossa outra publicação a respeito).

Outra característica dos blogs são os campos disponíveis para comentários, estimular uma conversa com o consumidor é uma boa forma de converter um relacionamento em venda.
A ferramenta ainda permite que os comentários sejam ocultos, ou filtrados para que sejam moderados antes de sua exibição on-line.

Os blogs também facilitam a encontrabilidade da sua empresa nas ferramentas de busca, pois a interação e a periodicidade das publicações podem tornar seu Web log mais relevante, e relevância é fundamental nas buscas da internet.

Para o bom posicionamento do blog na WEB, são necessários três preceitos básicos:

Conteúdo:
O blog deve exibir conteúdo relevante, de qualidade, que desperte o interesse do internauta e faça com que ele volte a visitá-lo.

Periodicidade:
Manter uma frequência sistemática de postagens, seja diária, semanal ou mensal.

Atratividade:
O blog deve ter um visual coerente com a identidade da empresa. Deve ser atraente e de fácil navegação, com informações dispostas de forma clara e objetiva.

#ficadica: Publique conteúdo relevante, tenha uma conversa aberta com o consumidor e boas vendas!

0 comentários: